terça-feira, 29 de abril de 2008

"..para os humanos..."

Dor é sempre dor ! Mas elas traduzem momentos completamente diferentes. Pode ser dor de amor, pode ser dor de saudade, pode ser dor de doença, pode ser dor de uma perda, pode ser dor de solidão, pode ser dor de desapontamento, pode ser dor de parto...Existem inúmeras dores possíveis e suas raízes são as mais variadas. Elas geralmente nos levam a agir e refletir mas dores são dores e doem naquele momento como sendo a mais forte que já passamos. Nos trancamos ou abrimos mas não saímos ilesas a elas. Elas entram e mudam visão de mundo, mudam amizades, mudam fisionomia , elas nos mudam por dentro e por fora. Nos fazem mais tolerantes ou menos flexíveis.
Já passei por algumas dores, e nos momentos desses dores elas pareciam gigantes, desesperadoras e intransponíveis, me dando uma sensação que dali eu não conseguiria mais passar, que era o limite e ,algumas momentos destas dores achava que o mundo não tinha mais o sentido de vida e sim que a vida era apenas um amontoado de dores e que tudo não valia mais a pena. Nesses momentos, como uma cortina que se abre pude começar a enxergar as pessoas como seres humanos, não como jargões humanos e, sim como pessoas que não são santas, que possuem maldades,ciúmes, medo e reações adversas as minhas expectativas. Eu também me olhei no espelho e vi que também sou humana e que também possuo estes sentimentos e que isso não me torna um monstro ou uma pecadora mas sim humana. Nestes momentos de abertura desta realidade de vida comecei ver a dor como um próximo estágio para enxergar outras coisas que antes eram ocultas para mim. Não existe fase final para chegar e ganhar alguma medalha por ter muitas dores ou alegrias. Como não existe fim das dores aqui no mundo, mas com esta visão você começa a entender essas fases de dores. Começa a ter um pouco de equilíbrio para poder passar por estas fases ,não ilesas mas com uma abertura de alma ,capaz de entender que algum estágio estar por vir e algum mistério esta pra ser desvendado com esta dor nova e, que alguns valores poderão ser reforçados e outros completamente deletados .
Não tenho pretensão de apologia a dores, apenas a sublimar que dores não são para fins de vida e desespero total. Dores não são exclusividade de alguns, mas dores são para desenvolvimento de sensibilidade e abertura para encarar e viver a realidade da vida humana, não a vida hollywoodyana, não a vida de televisão, não a vida de teorias positivistas , não a vida de estórias de criança, mas sim a nos tornarmos mais humanos, mais sensíveis, mais verdadeiros, mais convictos, mais certos de sermos humanos e termos rédeas nas escolhas.!!! "Viva a dor e a alegria da roda gigante da vida. "eheheh

2 comentários:

caio disse...

eita..tá ficando bão esse blog hein...eu ando me achando meio burro e perdido ultimamente, então me conecto mais com textos assim, diretos. mas é só a minha opinião... o que importa é que sejam honestos.

bjinhos

D.N.A. disse...

eu gosto de textos mais metafóricos e poéticos mas na última semana sentí necessidade de ser direta! beijinhos